Giordano
Home
Black Fraude

22 de novembro de 2021

Black Fraude

Na próxima sexta-feira (26/11), vai rolar a tão famosa black friday deste ano. Como costumamos dizer aqui no Brasil, “tudo pela metade do dobro!”. Querendo ou não, muitos de nós esperamos este momento para adquirir algo, na esperança de encontrarmos algo com um valor mais em conta, já que a nossa moeda não está valendo nada, e tudo está custando o olho da cara. Há um problema nisso: quanto mais afoitos esperamos para comprar algo, mas vulneráveis ficamos aos golpes na internet.

Tenho me deparado com as mais variadas tentativas nos últimos dias. E venho trazer aqui para vocês alguns exemplos, no intuito de fazer com que você, meu estimado leitor, preste atenção na hora da sua compra, e não caia em golpe algum. 

1) Mensagem direta no aplicativo de mensagens. 

Empresa nenhuma vai te chamar pelo zap dessa forma, entenda. Números comuns estão se passando por grandes empresas, para conseguir extrair seus dados de alguma forma.

O animal não sabe nem escrever.

Atente-se ao número de telefone, e as empresas que possuem contato oficial no Whatsapp, possuem um selo identificando sua veracidade, como no exemplo abaixo.

As contas oficiais no Whatsapp possuem um selo de identificação.

2) Links com promoções absurdas. 

Atente-se para os links sobre promoções que você recebe. Esse golpe está sendo muito difundido, já recebi de inúmeros amigos em mensagens diretas. Como que uma oferta do Mercado Livre está sendo compartilhada de um endereço eletrônico na Rússia? É de se desconfiar, não é mesmo?

 

3) Verifiquem a reputação da loja. 

Sério mesmo. Algo que eu consegui trazer para meu “modus operandi” de compras online, foi sempre procurar pela reputação dela no Reclame Aqui. 

4) Cuidado com pagamentos em Boleto e Pix! 

As promoções mais bizarras (com descontos e preços mais baixos) exigem que os pagamentos sejam nessas modalidades. Observem bem antes de efetuar o pagamento, qual é a conta destino. Se for no nome de alguma pessoa física, já descarta imediatamente, pois certamente é golpe. 

5) Vai comprar no cartão de crédito? 

Se possível, crie um cartão virtual no aplicativo do seu banco. Vai por mim, caso suas informações vazem pela internet, vai ser muito mais fácil de resolver. 

Espero que essas dicas possam ajudar vocês. Sempre busco me prevenir, e gosto de passar isso adiante. Boas compras!

Developed by Giordano under MIT license. 2022.